Saúde
Cerveja só faz bem se bebida logo, diz estudo
Se você quer extrair alguns benefícios à saúde da cervejinha do fim de semana, o conselho da ciência é: olhe a data de validade e beba logo. Essa é a principal conclusão de uma pesquisa feita por Priscila Becker Siqueira, que acaba de concluir seu mestrado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). De acordo com o estudo, a maior quantidade de substâncias benéficas da cerveja está presente até 15 dias após a data de fabricação da bebida.
Segundo a Agência Fapesp, o trabalho de Siqueira se concentrou nas
propriedades antioxidantes da cerveja, ligadas ao retardo do
envelhecimento celular e à possível prevenção de doenças como problemas
cardíacos e males neurodegenerativos. As principais substâncias da
cerveja que fazem esse serviço são os compostos fenólicos, oriundos, no
caso da bebida, do malte e do lúpulo.
Siqueira avaliou três marcas nacionais de cerveja e descobriu que elas
continham cerca de 400 miligramas por litro de compostos fenólicos,
contra 700 mg/l no suco de goiaba e até 2 gramas por litro no suco de
uva. A pesquisadora testou as marcas de cerveja durante quatro meses,
fazendo cinco análises bioquímicas diferentes a cada dez dias e
avaliações de aroma e sabor.
A principal descoberta é que, até 15 dias após a data de fabricação, a
cerveja perde 35% de seus compostos fenólicos. Ao longo dos seis meses
seguintes (prazo médio de validade da bebida), somem mais 15% dos
compostos fenólicos originais. A pesquisadora também verificou o
aparecimento do famoso "gosto de papelão" -- na verdade, causado pelo
aumento da concentração de um aldeído (substância da mesma família
química do formol) na bebida.
Além de tudo isso, vale sempre o aviso: beber só faz bem se for com moderação.
G1/EPTV
